terça-feira, 23 de setembro de 2014

Plano de Aula - CALC

Plano de Aula utilizando a ferramenta CALC

* Sala de Informática
* Turma: 1° ano E.M
* Disciplina: Literatura
* Tempo: 2 períodos
* Conteúdo: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo e Quinhentismo
* Tipo de Atividade: Revisão de conteúdos

Objetivo: A atividade tem como objetivo retomar o conteúdo estudado no 2° trimestre e já preparar os alunos para a Prova de Recuperação.

A aula será realizada no laboratório de informática da Escola. Os alunos trabalharão em dupla, cada dupla em um computador. Os alunos trabalharão com o programa CALC- LINUX, construindo uma planilha com relação aos conteúdos estudados em aula: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo e Quinhentismo. Orientarei os alunos para que coloquem no Programa Calc. A seguir, farei uma breve explicação sobre como trabalhar com planilhas e assim a dupla irá criar a sua da seguinte maneira:
1°- Na célula A1os alunos colocarão o Título: Revisão de Conteúdos;
2°- Na célula A2os alunos colocarão o nome das duplas;
3°- Na célula A3os alunos colocarão a disciplina;
4° A próxima célula (A4) ficará em branco para dar um espaço dos dados
5°- Na célula A5, o aluno escreverá "TROVADORISMO"
6°- Na célula B5, escreverá "HUMANISMO"
7°- Na célula C5 " CLASSICISMO"
8°- e na célula D5 "QUINHENTISMO"

Será distribuido para cada dupla, uma folha contendo as principais características e os principais autores de cada assunto estudado. Os alunos irão ler com atenção e escreverão a palavra-chave que resume cada período literário e também cada autor referente a época. Logicamante, que na folha entregue não terá o título da época literária. Os alunos terão que ler os pequenos textos e identificar a qual conteúdo corresponde e marcar na planilha (a folha terá mais ou menos 10 pequenos textos/autores). Os alunos responderão a partir da Célula "6A" e assim sucessivamente. Após responderem na planilha, as duplas arrumarão e organizarão a planilha conforme seu gosto usando a cor, fonte e os demais recursos que desejarem. Terminada a atividade, a planilha será impressa para a correção. Será levado em consideração (na avalição) a resposta correta e o capricho das duplas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário